Descubra quem é o mascote, o animal, a cor, o deus, o orixá, o signo e o santo do Dentista
Olá pessoal, hoje vamos falar sobre alguns elementos que podem ser considerados símbolos da odontologia.
Mas antes de começarmos, precisamos responder a uma pergunta muito importante: quem é o pai da odontologia?
Será que foi um dentista famoso do passado, ou quem sabe um personagem fictício criado especialmente para a profissão?
Na verdade, o pai da chamada odontologia modern a é ninguém menos do que… o francês Pierre Fauchard (1678-1761) é considerado o pai da odontologia, devido ao seu estudo “Tratado dos dentes para os cirurgiões-dentistas”, que revolucionou a história da odontologia.
Agora, voltando aos símbolos da odontologia, temos a nossa mascote, o famoso “dente”! Ele está sempre presente nos materiais de divulgação e é facilmente reconhecido por todos. Alguns até mesmo se identificam tanto com o dente que fazem tatuagens em sua homenagem.
Mas o animal que representa a Odontologia, como outras formações na área da saúde é a cobra, A cobra no bastão de Esculápio significa regeneração e cura.
Realmente, o símbolo oficial da odontologia no Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia (Resolução CFO Nº 185/1993), é o caduceu de Esculápio, cor grená, dentro de um círculo da mesma cor – coitados dos gremistas. O caduceu, que significa bastão ou cajado, era o símbolo de Asclépio, deus da Medicina e da cura na mitologia greco-romana.
O bastão de Esculápio é representado por uma varinha com uma serpente a envolvendo no sentido da esquerda para a direita. A serpente representa a sabedoria, cura e renovação na odontologia. O símbolo oficial da odontologia é composto do Bastão de Esculápio na cor grená, dentro de um círculo da mesma cor.
Ah, Santa Apolônia de Alexandria, a padroeira dos dentistas! Dizem que ela foi uma mártir cristã que sofreu a perda dos dentes e a tortura das mandíbulas durante a perseguição religiosa no século III.
Mas, apesar do sofrimento, ela se manteve firme em sua fé e inspirou gerações de dentistas e pacientes a cuidar da saúde bucal. Se você precisa de um pouco de coragem antes de enfrentar o dentista, talvez valha a pena pedir a ajuda de Santa Apolônia!
Mas não podemos esquecer que, acima de qualquer santo ou padroeiro, o sucesso na odontologia depende do conhecimento, habilidade e dedicação dos próprios profissionais. Eles são os responsáveis por cuidar da saúde bucal dos pacientes e garantir que os sorrisos permaneçam bonitos e saudáveis.
Na cultura afro-brasileira, não existe um orixá específico que seja associado ao dentista ou à odontologia. Entretanto, alguns orixás podem ser relacionados à saúde e ao cuidado com o corpo humano, o que pode incluir também a saúde bucal.
Por exemplo, um dos orixás mais conhecidos por sua relação com a cura e a saúde é Omulú-Obaluaiê, que é o senhor das doenças e curas. Ele é representado como um velho que usa um saco de palha para cobrir seu corpo e uma vara para apoiar sua caminhada. Ele é considerado o orixá que pode curar as doenças mais graves e contagiosas, e é comum ver imagens dele em hospitais, casas de saúde e clínicas médicas.
Outro orixá que pode ser relacionado à saúde e ao cuidado com o corpo é Oxóssi, o senhor das matas e das caçadas. Ele é representado como um caçador com um arco e flecha, e é conhecido por ser um orixá de cura e proteção contra doenças.
Apesar de não haver um orixá específico para a odontologia, é possível buscar inspiração e conexão espiritual com esses orixás que estão associados à saúde e ao cuidado com o corpo, lembrando sempre de respeitar a diversidade cultural e religiosa.
Já na mitologia grega, Hades é o deus do submundo e das riquezas minerais, logo, podemos pedir uma licença poética e dizer que Hades é o deus do cirurgião-dentista. Afinal, ele é o responsável por nos levar para o “reino dos mortos”, onde os dentes também ficam, né?
E qual seria a cor da odontologia? Muitos podem pensar no branco, já que os dentes são brancos e brilhantes quando estão saudáveis, ou azul e verde, cores muito presentes nos jalecos e nas paredes dos consultórios dentários. Mas a cor da odontologia é o vermelho bordô ou grená.
E por fim, o signo da odontologia seria o signo de Libra. Afinal, os dentistas trabalham muito com o equilíbrio e a harmonia, tanto na hora de ajustar a mordida quanto na hora de deixar o sorriso bonito e simétrico.
Bom, pessoal, esses são apenas alguns elementos que podem ser considerados símbolos da odontologia. Mas o que importa mesmo é o cuidado e a atenção que os dentistas têm com a saúde bucal de seus pacientes. E vocês, o que acham?
Qual desses símbolos mais representa a odontologia para vocês? Deixem suas opiniões nos comentários!
Sugestões de leitura:
Conjunto Massinha Brincando de Dentista: Diversão com Play-Doh!Check-ups Odontológicos: A Importância das Consultas Regulares